Márcia Naomi
Algo no sobrenatural nos instiga. Ao mesmo tempo em que nos dá medo, o inexplicável aguça a curiosidade e nos faz querer saber mais. É como aquela porta que está sempre fechada, mas que, um dia, por acaso, encontramos entreaberta. Devemos espiar? O que há por trás? Vale a pena o risco?
É assim que nos sentimos antes de ouvir o quadro “Luz Acesa”, do podcast “Não Inviabilize”. O slogan “Histórias de dar medo” faz jus ao conteúdo, narrado por Déia Freitas. Os efeitos sonoros tornam a experiência ainda mais aterrorizante, e o conselho de ouvir “de luz acesa” é bastante válido — especialmente para os mais medrosos. Os ouvintes do podcast enviam suas histórias, e Déia e sua equipe fazem a curadoria para assegurar a veracidade dos relatos. Recomendo especialmente os episódios “Apartamento”, “Me Leva” e “Riquinho” para os mais corajosos. O que os mortos podem fazer é realmente assustador — e mais assustador ainda é pensar que os vivos não podem fazer muito para se livrar deles.
Mas… e quando os vivos são piores que os mortos? Escute “Medo dos Vivos”, uma história de arrepiar, chorar e se emocionar. Do outro lado — onde ainda não chegamos, será que eles seriam capazes de nos proteger?
Falando em “outro lado”, um episódio assustador e bizarro é “Setealém”. Esse, de verdade, foi o mais perturbador para mim (e será especialmente interessante para os fãs de Stranger Things).
Para quem acredita em assombração, o podcast vale muito a pena. Para quem não acredita, será apenas uma narrativa daquelas que a gente torce para nunca viver na própria pele.