Uma linda história da Turma da Mônica através do gênero “Bildungsroman”

Gabriel Santos Oliveira

A Turma da Mônica é uma das principais expressões artísticas brasileiras e se consolidou no imaginário cultural popular do nosso país. Desde 1959, a série de revistas em quadrinhos criada por Maurício de Sousa impactou a vida de diversas pessoas, seja pelos seus personagens únicos e marcantes ou pelas narrativas criativas, de tal modo que as aventuras da “turminha” perpassam gerações e continuam sendo contadas até hoje, inclusive em outras mídias além das HQs, como mangás e filmes.

Com o advento da série MSP 50, que surgiu para comemorar os 50 anos da carreira de Maurício de Sousa, em 2009 foi idealizada a Graphic MSP, que é uma linha editorial destinada a fazer releituras dos personagens do estúdio, a partir da visão autoral de diferentes artistas. Nesse contexto, foi lançado em 2015, a HQ “Turma da Mônica: Lições” (a continuação do sucesso de 2013 “Turma da Mônica: Laços”), que se trata de uma releitura mais madura e realista dos principais personagens da Turma da Mônica, feita pelos irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.

A HQ “Turma da Mônica: Lições” acontece no seguinte cenário: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão começaram há poucos meses o primeiro ano do ensino fundamental e, após uma de suas “aventuras” resultar em um erro grave, seus pais e a diretora da escola decidem que as crianças precisam encarar uma série de consequências.

Essa obra é um marco nas produções relacionadas ao universo criado por Mauricio de Sousa, pois ela aborda a Turma da Mônica a partir do gênero literário “Bildungsroman”. Esse tipo de gênero, que pode ser traduzido para o portugês como “romance de formação”, é caracterizado pelas narrativas centradas no crescimento moral e psicológico do protagonista e na sua jornada de autodescoberta. Exemplos de narrativas estruturadas dessa forma são: “O Apanhador no Campo de Centeio” (JD Salinger), “O Sol É Para Todos” (Harper Lee), e “As Vantagens de Ser Invisível” (Stephen Chbosky).

Nessa perspectiva, a HQ dos irmãos Cafaggi apresenta uma história sensível, focada especialmente no amadurecimento dos protagonistas, que é impulsionada pelos desafios oriundos do surgimento de uma nova realidade, no caso, a transição do ensino infantil para o ensino fundamental. Nas obras do gênero “Bildungsroman”, a inserção do protagonista em um contexto inédito geralmente o obriga a sair da zona de conforto e a confrontar suas maiores inseguranças. Em “Turma da Mônica: Lições”, não é diferente, pois a obra convida os personagens e os leitores a uma reflexão crítica acerca das bases daquele universo. Qual é o valor da palavra amizade? Qual é a individualidade de cada membro da Turma? Eles sempre serão definidos pelas suas inseguranças e falhas (a menina raivosa, o menino que fala errado, o menino que tem medo de água, a menina que é gulosa)?

Essa abordagem adotada pela história é inovadora ao tornar os personagens da Turma da Mônica complexos e ao romper com os arquétipos imutáveis que os caracterizavam nos quadrinhos clássicos. Também, é uma estratégia de roteiro benéfica, pois permite que os protagonistas tenham um arco e evoluam ao longo da narrativa, o que contribui para o envolvimento da trama. Apesar de todas essas novidades, a essência da obra de Mauricio de Souza é respeitada, pois os irmãos Caffagi tiveram um cuidado imenso em apresentar o jeitinho único de cada personagem da Turma, além de inserir várias referências do universo da obra original, que com certeza os fãs vão identificar e gostar.

Outro aspecto positivo da obra, é o seu lindo desenho, que consegue imprimir uma originalidade a HQ, pois os autores optaram por fazer um traço mais
“realista”, adaptando as imagens originais de Maurício ao “mundo real”. Por exemplo, os personagens da Turma não ficam o dia inteiro com a mesma roupa, os ambientes (escola, bairro do Limoeiro) são bem detalhados, etc.

“Turma da Mônica: Lições” é uma das melhores HQs da série criada por Maurício de Sousa, que, mesmo trazendo uma perspectiva inédita e pautada no
gênero “Bildungsroman”, trata os personagens da Turma com carinho, respeitando as suas características essenciais que cativaram os leitores ao longo de gerações, e isso tudo sem abrir mão da reflexão crítica e do arco de amadurecimento dos personagens. Portanto, é uma leitura obrigatória aos fãs de Turma da Mônica, independentemente da idade!

1 comentário em “Uma linda história da Turma da Mônica através do gênero “Bildungsroman””

  1. Gostei muito da resenha, Gabriel! Parabéns! Fiquei até com vontade de ler todas as HQ’s dessa série! Já tinha lido a HQ “Marina: Expressão” e me identifiquei com a personagem. Às vezes achamos que esse gênero literário e que o universo da “Turma da Mônica” são destinados mais para o público infantil, mas, na verdade, as histórias contém lições de vida para qualquer faixa etária!

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